
Desvendando a Cissus rhombifolia, o cipó uva
A Cissus rhombifolia é ideal para ambientes pouco iluminados, pois se adapta muito bem e é uma bela planta para a decoração. É de baixa manutenção, ideal para apartamento. Nativa dos trópicos do novo Mundo, mais especificamente da América do Sul (exceto regiões geladas). Desvendando a Cissus rhombifolia, o cipó uva.
Desvendando a Cissus rhombifolia, o cipó uva
Origem

A Cissus rhombifolia ‘Ellen Danica’, também chamada de “Cissus alata” e “Cipó uva” entre outros, é uma trepadeira pertencente à família Vitaceae. Assim, tem sua folhagem em forma de cipó, nativa da América do Sul, é do tipo perene, muito ramificada, com ramos delgados (finos), de cor castanha, recobertos de pelos e dotados de gavinhas para fixação.

Não há plantas que não precisem de luz e que possam se desenvolver bem em um local escuro. A Cissus rhombifolia é uma exceção a esse respeito, pois é capaz de sobreviver e crescer em locais mais escuros do que a maioria das plantas domésticas, sendo assim uma planta ideal para ambientes menos iluminados, seus galhos podem descer, subir ou se expandir horizontalmente.
- Veja vasos de cerâmica para suculentas: Darth Vader, Gatinho e Shrek.
- Veja vasos de cerâmica para suculentas: Vaquinha, Elefantinho e Preguiça.
NOME CIENTÍFICO | Cissus rhombifolia |
NOME POPULAR | Cissus ‘Ellen Danica‘, cipó-uva, hera da uva etc. |
COR PRIMÁRIA | Verde escuro |
CICLO DE VIDA | Perene |
TAMANHO | até 3,5 metros a partir do solo |
RESISTENTE AO FRIO | A partir de 5°C – Ideal entre 10°C e 24°C |
CONDIÇÃO DE LUZ IDEAL | Pouca a muita luz (indireta) |
FORMA DE CRESCIMENTO | Todos os lados |
CARACTERÍSTICA ESPECIAL | Ideal para casa / escritório |
Desvendando a Cissus rhombifolia, o cipó uva. Cuidados gerais
Desvendando a Cissus rhombifolia, o cipó uva.
Muito utilizada dentro de casas e apartamentos, tanto como pendente quanto como trepadeira com estacas. Por não ter reservas de água como as suculentas, a Cissus rhombifolia não tolera secas, assim sendo necessário regas constantes de modo que o solo permaneça levemente úmido (nunca encharcado).
Rega
A rega da “Ellen Danica” deve ser constante, de modo que nunca seque o solo, mas também que nunca fique encharcado. Ela não suporta secas nem solo barrento e o ideal é um solo “levemente seco”.
- Como ela não tem reservas de água, em situações de secas morrerá facilmente, a começar pelo amarelamento e consequente queda das folhas.
- Em caso de excesso de água, se a terra não tiver boa drenagem, ficará barrenta e assim causará o apodrecimento. Isso pode acontecer com mais frequência no inverno porque as temperaturas caem e seu crescimento desacelera, assim se for mantida a mesma rega do verão, seu solo tende a ficar encharcado.
- Veja também: Conheça a rega “molha e seca“
Umidade do ar
O ar seco não é um grande problema para o Cissus rhombifolia, embora prefira a umidade, por isso é uma boa ideia borrifá-lo com água de vez em quando, assim a planta se sairá melhor e suas folhas ficarão menos empoeiradas.
Onde plantar
Estação de crescimento

A “Ellen Danica” perde suas folhas da parte inferior depois de algum tempo. Este é um fenômeno completamente normal, desde que não seja repentino.
A perda das folhas inferiores ocorre lentamente, à velocidade de algumas folhas a cada seis meses, mas se os galhos ficarem visivelmente nus, você pode cortá-los a uma altura de 20 a 30 cm do solo. Depois de algum tempo, eles começarão a crescer novamente.
O solo deve ser composto por um substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente como dito anteriormente.
Ela cresce ativamente durante a primavera e o verão, e pode até cessar seu crescimento durante o inverno (uma espécie de dormência).
- Baixe E-book Compostagem orgânica.
Propagação
Esta Cissus pode ser facilmente propagada com estacas das copas dos ramos, direto no vaso.
Corte uma ponta do broto com 2-6 folhas, e coloque-a direto no solo, ofereça bastante luz indireta, mas nunca sol direto.

Se você quiser que seu cissus se ramifique bem e sua forma seja densa, retire as pontas em crescimento a cada primavera, assim estas pontas retiradas são as mesmas que podem ser replantadas!
Pragas comuns
A Cissus rhombifolia são muito resistentes a pragas, mas pode se tornar alvo das famigeradas cochonilhas ou ácaros quando cultivado em más condições.
Um grande problema já dito antes é a rega excessiva, porque pode fazer com que as raízes da planta apodreçam e, consequentemente, ela morra. Caso perceba este processo, siga os passos do replantio e assim tenha plantas novas.

Desvendando a Cissus rhombifolia, o cipó uva.
Curiosidades
- O nome Cissus vem do grego e significa literalmente “Hera”.
- Existem cerca de 350 espécies de Cissus catalogadas, e são usadas para os mais diversos fins como: produto alimentar, medicinal de cura para a malária, para criação de cercas vivas (sebes) e assim por diante.
- Na natureza são encontrados nos trópicos úmidos e subtrópicos da África, Ásia, Austrália e América do Sul, tendo assim sua origem convencionada).

- Veja também: Completo curso de Rosa do Deserto.
- Veja também: Manutenção em Estufa para Jardim.
- Veja também: Guia completo – Como cuidar de cactos.
Mãe, Esposa. Gestora de negócios imobiliários, Analista de SGI e LGPD, apaixonada por plantas sejam elas diminutas ou gigantescas, tornei minha casa minha própria selva e acredito que posso te ajudar a transformar a sua também, só depende de você!