Rustificação de Suculentas
As condições de luminosidade, umidade e irrigação das plantas no viveiro são muito diferentes daquelas encontradas no campo ou em uma casa. Sendo assim, é necessário que as mudas passem por uma aclimatação. Entenda como fazer a Rustificação de suculentas.
Rustificação de Suculentas
Comprou aquela linda suculenta em uma loja especializada, ou em um supermercado com pouca luz, baixa umidade e temperatura interna abaixo dos 20 °C? São dois casos extremos aqui, um há cuidados diários e o outro (supermercado) vamos dizer que há cuidado zero com sua preservação. Mas a questão é que agora você vai precisar adaptar ela em sua casa.
Ao processo de preparação (estágio) das plantas para suportarem as condições adversas do local definitivo dá-se o nome de “Rustificação” ou “Aclimatação”.
“É extremamente importante que o substrato seja substituído por um de melhor qualidade. Em raras exceções plantas saem do viveiro com substrato bom para o cultivo em casa, ele é bom para o produtor, mas dificilmente será bom em sua casa, com as suas condições de ambiente.”
O que é o processo de rustificação?
As suculentas, em sua maioria esmagadora, apreciam o sol em abundância, e agora talvez você queira pegar todas as suas mudas de dentro de casa, estioladas, e colocá-las no sol intenso para salvá-las. Calma! Esse processo não será tão simples ou rápido quanto esperado:
Plantas cultivadas na sombra total sentirão bastante caso sejam colocadas sob o sol intenso sem um período de adaptação. Nesse caso as mudanças de ambientes devem ser feitas de forma gradativa para que possamos evitar queimaduras das folhas que são irrecuperáveis.
- Veja vasos de cerâmica para suculentas: Vaquinha, Elefantinho e Preguiça.
Esse processo chama-se rustificação, onde as suculentas deverão receber o solzinho da manhã ou do finalzinho do dia primeiramente e ir aumentando a intensidade aos poucos, para que ela se adapte novamente ao ambiente de sol intenso.
Deixe aproximadamente uma semana recebendo umas 2 horas de sol do nascer do dia ou do final da tarde, é aquele mesmo sol indicado para pessoas e/ou atividades físicas.
Após este período, aumente para 4 horas, evitando os horários entre 11:00h e 15:00h. Após 15 ou vinte dias experimente prolongar a exposição pelo período mais crítico do sol, caso comece a amarelar ou iniciar queimaduras, retorne o tempo anterior de sol.
Normalmente com 20 dias já aceitam bem o sol pleno, mas isso pode depender muito da região em que você mora e a suculenta em questão. Testar é a melhor forma de entender o comportamento.
Tente iniciar com as suculentas que considere menos atrativas, não será legal queimar uma suculenta de rara e/ou cara.
Mãe, Esposa. Gestora de negócios imobiliários, Analista de SGI e LGPD, apaixonada por plantas sejam elas diminutas ou gigantescas, tornei minha casa minha própria selva e acredito que posso te ajudar a transformar a sua também, só depende de você!